quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Os periféricos


São dispositivos responsáveis pelas entradas e saídas de dados do computador, ou seja, pelas interações entre o computador e o mundo externo.
Como exemplos de periféricos temos o monitor, o teclado, o rato, a impressora, a pen, etc.


Aos dispositivos de entrada e saída também chamados de periféricos. Através destes dispositivos, o computador pode armazenar, ler, transmitir e receber dados. Existem dispositivos especializados apenas em entrada (input), outros especializados apenas em saída (output) e outros em entrada e saída (input e output), exemplos:

Input:
-  Teclado - Lê os caracteres digitados pelo usuário
-  Rato - Lê os movimentos e toque de botões
-  Drive de Cd/Dvd - Lê dados de discos CD-ROM e Dvd
-  Microfone - Transmite sons para o computador
-  SCANNER - Usado para o computador "ler" figuras ou fotos

Output:
-  Impressora - Imprime documentos
- Monitor - Através dele visualizamos o que estamos a fazer 

Input e Output:
-  Disco rígido - Grava e lê dados
-  Drive de disquete - Grava e lê dados em disquetes
-  MODEM - Transmite e recebe dados pela linha telefónica








sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Memória

Todo computador é dotado de uma quantidade de memória a qual se constitui de um conjunto de circuitos capazes de armazenar os dados e os programas a serem executados pelo computador.





ou memória de trabalho, onde normalmente devem estar  armazenados os programas e dados a serem manipulados pelo processador;






permite armazenar uma maior quantidade de dados e instruções por um maior período de tempo; como exemplo mais evidente de memória secundária de um computador temos o disco rígido;



constitui de uma pequena porção de memória com curto tempo de resposta, normalmente integrada aos processadores e que permite incrementar o desempenho durante a execução de um programa;

O Processador


Um processador é um circuito integrado que é considerado o "cérebro do computador". É ele que executa os programas, faz os cálculos e toma as decisões, de acordo com as instruções armazenadas na memória. 

Os microprocessadores formam uma parte importante do computador à qual chamamos CPU. Um microprocessador nada mais é que uma CPU inteira, dentro de um único CHIP.
Os processadores trabalham apenas com linguagem de máquina, ou seja em código binário (0 e 1). 

Realizam as seguintes tarefas: 

  • Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco, são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados.
  • Controle de todos os chips do computador.

A CPU está dividida em duas partes: UC - unidade de controle e ULA - unidade lógica 
e aritmética.
A UC gere o funcionamento da CPU, sendo responsável pelo tráfego das informações de e para todos os componentes do computador e a ULA é responsável por manipular os dados recebidos e enviar as respostas desta manipulação.


Aula 1

Uma vez iniciada a minha formação em Arquitectura de Computadores, passarei alguns conhecimentos.


  • Primeiro temos de distinguir hardware de software. De uma forma simplificada, hardware é a parte física do computador (tudo aquilo em que conseguimos tocar) e software diz respeito aos programas instalados no computador.



  • Vamos agora conhecer os elementos básicos de um computador: processador, memória, periféricos e barramento. Ao processador podemos chamar "cérebro do computador"porque é responsável pelo tratamento de informações armazenadas em memória. Na memória estão armazenados programas e dados. Os periféricos são os dispositivos de entrada e de saída (input e output), como por exemplo o teclado, o rato e a impressora. Por último o barramento é o que faz a interligação entre os anteriores.