Uma motherboard é assim constituída:
As secções principais da motherboard:
- Slots de expansão: conjunto de encaixes de formato rectangular e alongado, onde se inserem placas que controlam a ligação dos periféricos ao processador, como: placas gráficas, placas de som ou placas de rede.
- Bus ou barramento: sistema de canais por onde circulam os dados entre o CPU, memorias RAM e placas de expansão dos periféricos.
- Conectores: diversos conectores para cabos internos e para dispositivos de entrada e saída.
- PCI: é o nome dado ao barramento encontrado na placa mãe, usado como entrada para placas de expansão gráfica, de som e rede.
- Bateria ou piljha: É responsável pela manutenção da energia eléctrica do relógio interno; é o que nos permite ter as horas actualizadas no computador.
- Conector 20 pinos – ATX: É aquele que faz a alimentação da placa-mãe.
- DRAM: é um tipo de memória RAM. As DRAM possuem a vantagem de serem de mais baixo custo e densidade de bits muito maior, possibilitando armazenar muito mais bits num mesmo espaço.
- IDE Conectores: onde devem ser encaixados os cabos que ligam HDs e unidades de CD/DVD à placa-mãe.
- Northbridge: é um chip responsável pela comunicação do processador com o resto dos componentes, controlando a velocidade dessa comunicação.
- Slots AGP: Adaptador para placas gráficas 3D.
- Southbridge: controla as ligações com dispositivos de entrada e saída como HD, portas USB, drive de CD/DVD, teclado, rato, entre outros.
Quanto aos tipos de motherboard, temos:
- Motherboard AT
- Motherboard ATX
- Motherboard BTX
- Motherboard ITX
AT (Advanced Technology)– É uma placa já antiga. Ela deixou de ser usada e criada a ATX, porque tinha um espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos, dificultavam a circulação do ar, provocando o sobreaquecimento. Com esta placa, era preciso desligar o computador e aguardar um aviso de que este poderia ser mesmo desligado e clicar no botão power. Os modelos AT geralmente são encontrados com slots ISA, EISA, VESA nos primeiro modelos e, ISA e PCI nas mais recentes AT (a placa-mãe apresenta um tamanho mais reduzido que os dos primeiros modelos AT).
AT e ATX (simuntaneamente) – é um modelo de transição entre o AT e o ATX, uma vez que as duas tecnologias são encontradas simultaneamente.
ATX (Advanced Technology Extended)- Padrão AT aperfeiçoado. Foi criado com o objetivo de solucionar os problemas do padrão AT, apresentando uma serie de melhorias em relação ao anterior. As suas características são:
- Maior espaço interno, permitindo uma ventilação adequada;
- Conectores de teclado e rato são mais pequenos;
- Melhor posicionamento do processador;
- São encontrados slots de memória DDR, DDR2 ou DDR3.
- Slots de expansão PCI, AGP e PCI Express
- É possível ligar o computador utilizando um sinal externo, como uma chamada telefónica pelo modem
BTX - é um formato de placa-mãe criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objectivo do BTX foi optimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Actualmente este projecto encontra-se parado.
ITX - destinada a computadores altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um computador para poder navegar na Internet e editar textos.
Sem comentários:
Enviar um comentário